quinta-feira, 28 de julho de 2011

A vida não era fácil...

Só quem viveu no final da década de 1980 sabe como as coisas eram difíceis para os músicos. Se hoje em dia instrumento bom é sinônimo de instrumento caro, naquela época você tinha que vender um rim para comprar um instrumento decente.

Como ninguém tinha um rim pra vender, a solução era apelar para instrumentos nacionais de qualidade muito duvidosa. Com o Nova Chance não foi diferente.

Ter um teclado bom era utopia. Ou você tocava no piano ou órgão da sua igreja (muito comuns na época), ou você apelava feio para os teclados de brinquedo. No caso do tecladista do Nova Chance, a regra foi levada ao extremo e ele começou com um Casio VL Tone.



Mais de brinquedo que esse, impossível.

Para Guitarras e Baixos, a alternativa mais em conta eram os Tonantes.



Não tenho idéia se a Tonante ainda existe mas na época a coisa era muito ruim. Talvez até pela falta de recursos. Um baixo Tonante era apelidado de "Pom Pom" porque era esse o som que saía dele quando você tocava nele.



E violão? Pegava-se um violão acústico comum, desses de estudante e adaptava-se um captador que era chamado de "cristal" para poder amplificar. Acredite, o som daquilo era horrivelmente estridente. Muito mesmo.

E as baterias, então? Melhor nem falar nelas.

Caixas de som? Esquece...

O caso é que o grupo ensaiou meses a fio uma única música ("Lugar de Paz", lembra?) todo santo fim de semana e feriados com aqueles instrumentos.

A música foi tocada num domingo de manhã. A igreja, super conservadora, não conseguia entender quem eram aqueles meninos ali, fazendo aquele som muito diferente, perguntando em sua música "o que está acontecendo com as pessoas da Terra?". De olhos arregalados e surpresos, a igreja escutou o trabalho de cerca de oito meses, trabalho de música e de coração.

No final, a igreja aplaudiu. A igreja tradicional, conservadora, contrita e séria se viu aplaudindo um grupo de garotos fazendo tudo que ia contra aos modelos de música e postura estabelecidos ali.

Os "meninos do Nova Chance", como eram chamados, ainda iam dar muito pano pra manga...

Um comentário:

  1. Nãos vos conformeis com este mundo mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento.(Rom12.2)- Onde foi que paramos de nos transformar e de renovar o nosso entendimento? Quando foi que paramos de acreditar que poderíamos fazer a diferença? Quem mandou agente parar? As perguntas que se alinham à nossa inquetação frente ao mundo só tem uma resposta... Apesar de tudo que aconteceu e não aconteceu...Ainda existe um Nova Chance!!!Enquanto houver vida ainda é possível mudar!!!Só os corajosos mudam!!!

    ResponderExcluir